Nada. Foi exatamente isso o que a Sony apresentou durante a coletiva de imprensa realizada na noite desta terça-feira em Los Angeles. Com foco na América Latina, todos esperavam que a companhia apresentasse os detalhes sobre o lançamento do PlayStation 4 na região, principalmente após os anúncios feitos para o console na conferência da última segunda-feira – mas a única coisa que encontramos foi a decepção e muitas perguntas não respondidas.

Presentes para o cidadão latino-americano
A frase “Vive em Estado Play” foi repetida à exaustão durante a apresentação, seja pelo gerente geral da marca na região ou por qualquer outra pessoa que subiu ao placo para apresentar as ditas novidades. E não sem uma razão para isso. Com mais de 1 milhão de consoles vendidos e 10 milhões de pessoas acompanhando a companhia nas redes sociais, a empresa decidiu apresentar alguns “mimos” que o consumidor receberá nos próximos meses.

A primeira delas é o foco dado às localizações. Alguns dos principais títulos da companhia já estão chegando às lojas com áudio e legendas em português, o que facilita consideravelmente o acesso de outros públicos àquelas produções. No caso, foi anunciado que Beyond: Two Souls, Gran Turismo 6 e Puppeter, três das principais apostas da Sony para o PS3 para este ano, chegarão ao país totalmente em nosso idioma, indicando que podemos esperar textos e menus de fácil compreensão para todas as pessoas. Nada foi comentado sobre dublagem.

Outros jogos receberão tratamento semelhante. Stanley fez uma grande cerimônia para comentar sobre a localização de Diablo III, embora o jogo tenha sido lançado para PCs no ano passado com menus e áudio em português, o que faz com que o anúncio desta noite não tenha sido tão impactante. O mesmo acontece com Grand Theft Auto V e Assassin’s Creed 4: Black Flag.

Também tivemos uma grande quantidade de novos bundles sendo anunciados. Praticamente todos os jogos mostrados no evento chegarão ao mercado com um pacote especial para quem ainda não tem o console. Assim, se você ainda não tem o console, mas está ansioso para conferir GT6, Diablo, GTA 5 ou Pro Evolution Soccer 2014, pode conferir as novidades desses títulos e ainda levar a plataforma para casa.

Clássicos mais baratos
Outra revelação foi a linha Favoritos que, assim como a Greatest Hits e Platinum, traz alguns sucessos do PS3 a preços bem mais acessíveis. A Sony explicou que o catálogo foi escolhido pelos próprios jogadores e que isso deve ajudar aos novos donos da plataforma a saber quais títulos vão explorar melhor o potencial do aparelho.

O melhor de tudo é o preço. Os games selecionados – os quais serão identificados por uma chamativa faixa dourada – passam a custa R$ 79, ou seja, um valor bem abaixo do que estamos acostumados a encontrar por aí. Entre os jogos selecionados, temos Uncharted 2: Among Thieves, God of War 3 e MotorStorm Apocalypse.

Demos: entre o novo e o muito velho
E aqui começa a polêmica. Por mais que nenhuma das novidades apresentadas tivesse sido espetacular, tudo estava na medida do aceitável até que Stanley decidiu apresentar os trailers de seus futuros projetos. Isso poderia ser algo incrível, mas que tombou exatamente apresentar praticamente tudo o que já tínhamos visto anteriormente.
É claro que, em meio a tantos dejà vus, alguma coisa inédita saiu. Juntamente com vídeos antigos sobre Gran Turismo 6 e de outros títulos de PS4, vimos um pouco mais do belíssimo Puppeter e de como Killzone: Mercenary está ficando, mostrando que o Vita ainda não morreu.

O produtor Kei Masuda subiu ao palco para mostrar um pouco de como Pro Evolution Soccer 2014 está ficando, principalmente com a adesão da Fox Engine. Jogando com o Santos, ele mostrou o quanto a nova engine vai tornar o visual dos atletas mais realistas – sendo Neymar o exemplo escolhido para isso – e ainda achou tempo para uma rápida partida contra o Bayern de Monique. E ainda levou um gol para deixar as coisas ainda mais estranhas.


Por fim, a Sony decidiu mostrar um pouco de como Diablo III está ficando no console. Ainda que o game tenha sido um sucesso nos PCs, era inegável a frustração dos presentes que esperavam detalhes sobre a nova geração e receberam apenas vídeos e detalhes de jogabilidade de um game que está disponível desde 2012.

E o PS4?
Do jeito que as coisas estavam andando, todos acreditavam que a Sony havia deixado o melhor para o final. Após uma explicação que parecia interminável sobre as hordas demoníacas e afim, Mark Stanley finalmente comentou sobre o sistema de nova geração, chamando o arquiteto líder da plataforma, Mark Cerny, para comentar um pouco mais sobre o PlayStation 4. Era o momento que todos esperavam.
Cerny começou comentando sobre as características únicas do console, mostrando alguns recursos que ele poderá fazer. Isso mesmo, as mesmas explicações feitas durante o anúncio da plataforma, em fevereiro, foram repetidas e até mesmo os mesmos slides deram as caras.

Ele mostrou um pouco da jogabilidade de Knack. Isso até podia ser um ponto alto da conferência, exceto pelo fato de que aquela demonstração esteve disponível no estande da Sony o dia inteiro e as explicações do arquiteto não acrescentaram muita coisa sobre ele.

Stanley voltou e todos acharam que o momento era aquele, mas ele agradeceu a presença de todos e as luzes se acenderam. No final das contas, o preço do PS4 na América Latina não foi revelado e a base de US$ 399 continua sendo apenas uma referência para cálculos e não uma representação do quanto ele custará em nosso país.
A PlayStation Plus é outro serviço que foi esquecido. Por mais que a Sony tenha dito que pretende abrir novas lojas na região, nada foi mencionado sobre a vinda do serviço para essas bandas.

Nos corredores que levavam à saída, a frustração era evidente e todos criticavam a falta de novidades da Sony. Por mais que a redução de preços em jogos selecionados e o anúncio de várias edições especiais seja algo bem positivo, nada do que foi mostrado exigia uma conferência desse porte.

0 comentários:

Postar um comentário

Electricity Lightning
Copyright ©2012 BA Games Todos os Direitos reservados